Apresentação


APRESENTAÇÃO



O VII Encontro Brasiliense de estudantes de Letras (EBREL) será uma oportunidade para a reflexão acerca de um conjunto de temas que inquietam a nossa sociedade, dentro dos âmbitos da Literatura, Lingüística, aquisição e ensino de línguas maternas e estrangeiras, papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo do indivíduo, estratégias de combate ao preconceito lingüístico, políticas de língua e educação, produção cultural-acadêmica, bem como a situação política local e o Movimento Estudantil de Letras – MEL – no Distrito Federal.
A nosso ver, o estudo científico e o debate político dessas questões contribuem de forma relevante para a formulação de políticas públicas e a realização de ações voltadas para a valorização da cidadania, da formação acadêmica e política e ainda para a promoção do desenvolvimento humano.
O evento busca promover uma interação acadêmica e política entre os alunos do curso de Letras do Distrito Federal. O EBREL contará com a participação professores(as), pesquisadores(as) e estudantes que possuem trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

OBJETIVO GERAL



Reunir estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior do curso de Letras para discutir, aprimorar e refletir sobre questões relativas ao curso de letras e o papel dos estudantes no contexto atual. 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Promover integração acadêmica entre os (as) estudantes de Letras do Distrito Federal;
Estimular o debate político entre os(as) futuros(as) profissionais da educação;
Proporcionar aos(às) estudantes de Letras a integração com professores, pesquisadores e grandes nomes da área;
Fomentar a reflexão sobre a posição dos (as) estudantes de Letras acerca do contexto social e político do Distrito Federal;
Discutir assuntos pertinentes ao curso e à formação do futuro profissional de Letras.


TEMÁRIO 



O Encontro terá como tema: "Língua, Política e Educação: Estudantes de Letras além dos 50"

Ementa: O tema deverá ser desenvolvido de modo a articular e integrar os diferentes temas político-educacionais (literatura, tradução, linguística, línguas estrangeiras, política, sociedade) a partir do enfoque político e social dos cursos de Letras no Distrito Federal, aproveitando o contexto do cinquentenário do curso de Letras em Brasília,tendo o Instituto de Letras da Universidade de Brasília como pioneiro na capital, além de fomentar discussões sobre tecnologias sociais, comunicação e militância, a fim de construir um projeto que mobilize os estudantes de Letras na capital e explicite o papel do profissional da área.


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